segunda-feira, 13 de julho de 2009

Reforma Eleitoral: observações sobre o projeto de lei

Veja quais pontos são considerados retrocessos, segundo o MCCE (Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral):

Art. 3º, §7 - Parte deste artigo disporá que a certidão de quitação eleitoral mencionará exclusivamente, dentre outros temas, a apresentação de contas da campanha eleitoral. O texto diz:
“A certidão de quitação eleitoral abrangerá exclusivamente a plenitude do gozo dos direitos políticos, o regular exercício do voto, o atendimento a convocações da Justiça Eleitoral para auxiliar os trabalhos relativos ao pleito, a inexistência de multas aplicadas, em caráter definitivo, pela Justiça Eleitoral e não remetidas, e a apresentação de contas de campanha eleitoral.”

A sugestão do MCCE é que o texto seguinte passe a valer:
Alterar a redação, na parte final, para “... e a apresentação e aprovação das contas de campanha eleitoral”.

§10 – “As condições de elegibilidade e as causas de inelegibilidade devem ser aferidas no momento da formalização do pedido de registro da candidatura, ressalvadas as alterações, fáticas ou jurídicas, supervenientes ao registro que afastem a inelegibilidade.”

A sugestão é que o texto passe a desconsiderar a parte: “ressalvadas as alterações, fáticas ou jurídicas, supervenientes ao registro que afastem a inelegibilidade.”

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral busca um cenário eleitoral mais justo e transparente. Propostas que venham de encontro a esses princípios, devem ser discutidas, revistas e principalmente terem o conhecimento da sociedade.

Um comentário:

  1. É muito triste que pontos como financiamento de campanhas, fidelidade partidaria entre outros tenham sido cortados nesta refoma eleitoral! Reforma politica é muito mais que isso. A verdadeira reforma não será feita tão cedo. Mas devagar e sempre espero que a democracia brasileira evolua.

    http://blogdolalio.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por participar desse blog, seu comentário é muito importante. PEÇO QUE SE IDENTIFIQUE (caso você não tenha uma conta no google, escolha a opção NOME/URL em Comentar como: e digite seu nome), nos reservamos o direito de publicar ou não comentários anônimos a partir de 14/02/2011, principalmente comentários que tenham em seu conteúdo citação à nome de terceiros.
AMPARO:
Artigo 5º da Constituição Federal
Parágrafo:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

Você também pode publicar sua materia ou comentário neste blog enviando para: opovotemvoz.postagem@blogger.com
ou para o e-mail: opovotemvoz@hotmail.com