quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O BARULHO E SEUS EFEITOS SOBRE A AUDIÇÃO

O QUE É O BARULHO?

Barulho é, por definição, um som indesejável. Ele varia em sua composição em termos de freqüência, intensidade e duração. Sons que são agradáveis para algumas pessoas podem ser desagradáveis para outras. Por exemplo, os sons de música poder ser divertidos para alguns, mas outros já os consideram lesivos. Então, para um som ser classificado como "barulho", este deve ser julgado pelo ouvinte.

PERDA DE AUDIÇÃO INDUZIDA POR RUÍDO (BARULHO)

A exposição contínua a níveis de ruído superiores a 50 decibels pode causar deficiência auditiva em algumas pessoas. Há variação considerável de indivíduo para indivíduo relativa à susceptibilidade ao barulho. Entretanto, padrões têm sido estabelecidos que indicam o quanto de som, em média, uma pessoa pode tolerar em relação ao prejuízo de sua saúde.

Níveis toleráveis de poluição sonora

Os índices de poluição sonora aceitáveis estão determinados de acordo com a zona e horário segundo as normas da ABNT (n.º 10.151). Conforme as zonas os níveis de decibéis máximos permitidos nos períodos diurnos e noturnos são os seguintes.

Área

Período

Decibels (dB)

Zona de hospitais

Diurno
Noturno

45
40

Zona residencial urbana

Diurno
Noturno

55
50

Centro da cidade (negócios, comércio, administração).

Diurno
Noturno

65
60

Área predominantemente industrial

Diurno
Noturno

70
65

ATENÇÃO! O BARULHO PODE PREJUDICAR VOCÊ.

Muitos sons em nosso ambiente excedem estes padrões e a exposição contínua a esses sons pode causar até a perda da audição. A diferença em níveis de decibels é maior do que se poderia esperar: 100 vezes mais energia sonora entra nos ouvidos em um ambiente de 95 dB do que num ambiente de 75 dB.

A perda auditiva típica observada com as pessoas que possuem uma longa história de exposição a ruído é caracterizada por perda de audição na faixa entre 3000 e 6000 Hz . Na fase precoce à exposição, uma perda de audição temporária é observada ao fim de um período, desaparecendo após algumas horas. A exposição contínua ao ruído resultará em perda auditiva permanente que será de natureza progressiva e se tornará notável subjetivamente ao trabalhador no decorrer do tempo. Estas mudanças nos limiares auditivas podem ser monitoradas através de testes audiométricos e isto alertará os médicos que as medidas preventivas deverão ser iniciadas. Nos estágios avançados, uma perda de audição nas freqüências altas afetará seriamente a habilidade para entender a fala normal. Em geral, pessoas com perdas auditivas nas freqüências altas não experimentarão dificuldades para detectar a fala, mas terão problemas para entender conversações.

TABELA DE IMPACTO DE RUÍDOS NA SAÚDE - VOLUME/REAÇÃO EFEITOS NEGATIVOS EXEMPLOS DE EXPOSIÇÃO

VOLUME

REAÇÃO

EFEITOS NEGATIVOS

EXEMPLOS DE LOCAIS

Até 50 dB

Confortável (limite da OMS)

Nenhum


Rua sem tráfego.

Acima de 50 dB

O ORGANISMO HUMANO COMEÇA A SOFRER IMPACTOS DO RUÍDO.

De 55 a 65 dB

A pessoa fica em estado de alerta, não relaxa

Diminui o poder de concentração e prejudica a produtividade no trabalho intelectual.

Agência bancária

De 65 a 70 dB
(início das epidemias de ruído)

O organismo reage para tentar se adequar ao ambiente, minando as defesas

Aumenta o nível de cortisona no sangue, diminuindo a resistência imunológica. Induz a liberação de endorfina, tornando o organismo dependente. É por isso que muitas pessoas só conseguem dormir em locais silenciosos com o rádio ou TV ligados. Aumenta a concentração de colesterol no sangue.

Bar ou restaurante lotado

Acima de 70

O organismo fica sujeito a estresse degenerativo além de abalar a saúde mental

Aumentam os riscos de enfarte, infecções, entre outras doenças sérias

Praça de alimentação em shopping centers
Ruas de tráfego intenso.

Obs.: O quadro mostra ruídos inseridos no cotidiano das pessoas. Ruídos eventuais alcançam volumes mais altos. Um trio elétrico, por exemplo, chega facilmente a 130 dB(A), o que pode provocar perda auditiva induzida, temporária ou permanente.

ZUMBIDO INDUZIDO PELO BARULHO

Embora a causa exata de zumbido seja desconhecida, muitos pacientes que têm história de exposição a ruído apresentam zumbido. O barulho pode ser a causa mais provável do zumbido e este pode ou não ocorrer simultaneamente com perda auditiva. A maior parte dos pacientes que apresenta zumbido também tem problemas auditivos, mas uma pequena porcentagem (menos de 10%) tem audição dentro dos limites da normalidade.

O zumbido como resultado de exposição a ruído pode ocorrer súbita ou muito gradativamente. Quando ocorre subitamente, é freqüentemente percebido a uma intensidade razoavelmente alta e pode persistir nesse nível permanentemente. Entretanto, para outros, o zumbido é temporário e não retorna mais.

Mais comumente, o aparecimento do zumbido induzido por ruído é gradual e intermitente em seus estágios precoces. Os pacientes referem escutar um padrão médio de zumbido por um curto período de tempo após uma exposição prolongada a sons intensos. Uma vez que o paciente deixa de escutar a fonte do ruído, o zumbido desaparece rapidamente e se torna inaudível até a próxima exposição. Este padrão intermitente freqüentemente continua por meses ou anos com períodos de zumbido se tornando cada vez mais longos. Se a exposição ao barulho continua, o zumbido freqüentemente aumenta de volume e torna-se constante.

A maioria dos pacientes que tem uma longa história de exposição a ruído refere um zumbido que é tonal em qualidade e de alta freqüência, que se assemelha aos tons externos acima de 3000 Hz.

PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO DE AUDIÇÃO - O QUE VOCÊ DEVE FAZER

Afastar-se do barulho o máximo possível.

Usar protetor auditivo individual quando o barulho for inevitável ou não puder ser paralisado.

Reduzir o tempo que você se expõe ao barulho.

Reduzir o barulho em sua fonte.

COMO O ZUMBIDO AFETA VOCÊ

É comum para as pessoas com zumbido notarem um aumento nos seus zumbidos enquanto estão expostos ao barulho. Em função disto referem que não podem freqüentar locais populares, tais como concertos musicais, danças, festas e eventos esportivos. Elas não podem usar cortador de grama, serras, aspiradores de pó, processadores de comida, ferramentas elétricas e armas de fogo. Algumas pessoas tiveram que abandonar seus empregos ou mudar de função por causa do barulho relacionado ao trabalho. Num curto período de tempo após terem se afastado de suas funções, elas percebem que seus zumbidos retornaram aos seus níveis originais.

OUTRAS CONSEQUÊNCIAS À SAÚDE COM RELAÇÃO À EXPOSIÇÃO AO RUÍDO

O barulho é conhecido por ter efeitos nocivos não somente sobre a audição, causando estresse em todo o sistema circulatório, respiratório e digestivo. Exposição prolongada ao ruído pode causar dores de cabeça, cansaço e elevação da pressão arterial. O barulho pode interferir no aprendizado de crianças e até mesmo afetar uma criança por nascer.

Se você contribuir para a redução do ruído em seu ambiente, cada órgão de seu corpo, assim como das demais pessoas ao seu redor, estarão sendo beneficiadas.

Fonte: http://www.bauru.unesp.br/curso_cipa/4_doencas_do_trabalho/4_ruido.htm

Créditos e autorização:

O texto em referência pertence ao site do Curso de Treinamento de Cipa da Unesp (citado na fonte).

Fica aqui o meu abraço e agradecimento ao Prof. Dr. João Candido Fernandes, coordenador do Curso, Professor Titular do Depto de Engenharia Mecânica - UNESP - Bauru, que autorizou a publicação aqui no Blog.

wwwp.feb.unesp.br/jcandido

4 comentários:

  1. Gostaria de saber porque a fiscalização da prefeitura de Guapó-Go permite que bares abusem do limite de emissão de sons até 85 dB, uma vez que a Organização Mundial de Saúde adverte que para niveis acima de 70 dB O organismo fica sujeito a estresse degenerativo além de abalar a saúde mental e Aumentam os riscos de enfarte, infecções, entre outras doenças sérias. Outra agravante: Segundo as normas da ABNT n.º 10.151 Zona residencial urbana durante o dia é permitido até 55 decibéis e durante a noite é de 50 decibéis o máximos permitidos. Porque a fiscalização municipal de Guapó-Go ingnora tais dados e adotam medidas fora dos parâmetros estabelecidos por leis federais e estaduais? e como sempre quem sai perdendo é a população! isso é lamentável.
    Wanderson

    ResponderExcluir
  2. porque a prefeitura de guapó não faz formspring lah poderemos fazer perguntas e poderemos ser respondidos..
    http://www.formspring.me/

    ResponderExcluir
  3. será que guapó chegara a ser tão bom como abadia de goiás, podemos dizer que nossa cidade é uma cidade que esta encaminhando para o desenvolvimento ou esta parada na mesma coisa que vemos todos os dias os tal buracos bem na entrada de guapó não só na entrada mais no cidade em geral, me pergunto será que o nosso prefeito Divino Eterno Arruda já passou por essas ruas emburacadas ou ele só fica andando lá na principal? quando guapó não e valorizado por nós mesmo moradores, pessoas tem vergonha de falar que mora em guapó por causa de algumas coisas que falta em nossa cidade sente-se envergonhados até ao andar de ônibus eu acho que o senhor prefeito de nossa cidade nunca andou no ônibus vamos senhor prefeito melhorar nossa cidade abra os olhos olhe os buracos a nossa frente que aqui no guapó não falta é muito ainda mais indo para aragoiania..... o povo espera melhorias!!!

    ResponderExcluir
  4. As autoridades de Guapó está se lixando para os cidadãos de bem! leis servem somente para arquivos, na pratica a coisa é bem diferente. Quem deveria fiscalizar e fazer cumprir a lei protegendo os direitos dos cidadãos ao sossego público, na verdade passa por cima da lei fazendo vistas grossas e muitas vezes defende o indefessável, isso mesmo! defendem os perturbadores do sossego, e o povo de bem que trabalha duramente e precisa do tão desejado sossego para descançar ficam a mercê dos bardeneiros e perturbadores uma minoria de pessoas com caráter duvidoso.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar desse blog, seu comentário é muito importante. PEÇO QUE SE IDENTIFIQUE (caso você não tenha uma conta no google, escolha a opção NOME/URL em Comentar como: e digite seu nome), nos reservamos o direito de publicar ou não comentários anônimos a partir de 14/02/2011, principalmente comentários que tenham em seu conteúdo citação à nome de terceiros.
AMPARO:
Artigo 5º da Constituição Federal
Parágrafo:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

Você também pode publicar sua materia ou comentário neste blog enviando para: opovotemvoz.postagem@blogger.com
ou para o e-mail: opovotemvoz@hotmail.com