segunda-feira, 13 de abril de 2009

Poluição Sonora e Pertubação ao Sossego

Publique você também sua materia aqui: envie para opovotemvoz.postagem@blogger.com a publicação é automatica.

Nos dias altamente estressantes em que vivemos, o sossego deveria ser compreendido como um direito de qualquer cidadão, diferentemente do que vem ocorrendo nas grandes cidades e até mesmo nas cidades interioranas que a muito perdeu o sinonimo de tranquilidade, devido a poluição sonora causada por bares, sons automotivos e algazarras em praças e lugares públicos.

Venho por meio deste manisfestar não somente o meu, mas o repúdio e indignação de varios vizinhos à pertubação do sossego causada pela poluição sonora gerada por um bar localizado próximo minha residência na Vila João Pedro aqui na cidade de Guapó-Go.

A mais de cinco anos, desde que este bar se instalou em nosso bairro em area residencial, perdemos o sossego, somos violados todos os dias em nosso direito de vizinhança pela intensa poluição sonora gerada pelo som do bar. Até um abaixo assinado foi realizado no final do ano passado (2008) e encaminhado ao Forum, numa tentativa e esperança que o Promotor se sensibilizase com nosso sofrimento e mesmo assim continuamos padecendo com os abusos causados pelo bar, e a situação torna-se insuportavel nos dias em que ocorrem shows ao vivo, onde até o direito de ir e vir nos é tirado, pois os responsaveis pelo bar fecha até a rua e tudo isso com a conivencia das autoridades, fato esse ocorrido neste ultimo domingo (12 de Abril de 2009) onde foi realizado show ao vivo, fechamento da rua e mais uma vez fomos lesados em nosso direito ao sossego, liguei (8485-3432) para o fiscal de posturas do municipio e o mesmo me disse que não podia fazer nada pois estava de férias, então liguei para o 190 e fui informado pelo policial de plantão que os responsaveis pelo bar tinha autorização expedida e assinada pelo secretario de finanças do municipio autorizando o show e também o fechamento da rua.

Agora eu pergunto, onde fica o direito da vizinhança ao sossego? Como pode um bar se instalar em area residencial e nos privar no dia-a-dia do sossego dentro de nosso lar que é invadido pelo intenso barulho, seja por som mecanico, seja por som automotivo, show ao vivo, algazarras e gritarias que muitas vezes se prolongam pela madrugada?

Entendo que em principio, todos tem direito ao lazer, desde que não viole o direito de outros!!! Até quando teremos que conviver com esta situação? Se as autoridades que deveriam garantir e preservar os direitos do cidadão é conivente com estes abusos!!!

A Organização Mundial de Saúde considera que o inicio do estresse auditivo se dá sob exposição a 55dB (cinquenta e cinco decibeis). Portanto a poluição sonora, acarreta reações fisiologicas (Dores de cabeça, fadiga, Disturbios cardiovasculares....) e psicologicas (Perda da concentração, irritação permanente, perda dos reflexos.....) e prejudica o meio ambiente. Diante disso volto a perguntar:

Quando é que as autoridades vão encarar com seriedade e reconhecer que o problema envolvendo poluição sonora não é somente ambiental, mas também é caso de saúde publica?

Morador da Vila João Pedro, guapó-GO

OBS: O Nome do Autor foi preservado, para evitar perseguições ou retaliações.
O e-mail acima foi enviado para opovotemvoz@hotmail.com solicitando sua publicação no blog. Em breve estaremos publicando uma matéria que trata exclusivamente desse assunto: Poluição Sonora.
Publique você mesmo, sua materia neste blog através do opovotemvoz.postagem@blogger.com

8 comentários:

  1. muito bom ter alguem que se preocupa com o bem estar dos proximos e de si mesmo , eu tenho um amigo que mora prox; o cemiterio e quando chove naõ tem jeito de ir la ,muita enxurada e lãma a rua ate atola carro ,la naõ tem asfalto e terra mesmo e o pior la fala que e centro da cidade,a unica rua do centro que naõ tem asfalto e so uma quadra.

    ResponderExcluir
  2. ROOOOOOOOONAAAAAAAALLLLLLDDOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. ÔÔÔÔÔ ADRIANO TÁ ME OUVINDO!!!!!BALAMMMBABOOOOO!!!

    ResponderExcluir
  4. Poluição sonora no povo!!!!!!!!! não existe punição mesmo!

    ResponderExcluir
  5. É uma vergonha, a cidade de Guapó está entregue aos baderneiros de plantão. São bares (esses são os maiores perturbadores), shows ao vivo de segunda a segunda-feira, carros de som e sonorização automotiva, tirando o direito da população ao sossego. Interessante que a fiscalização é muito rigorosa com alguns setores da sociedade e por outro lado faz vistas grossas aos perturbadores citados acima. Porque? será que eles estão acima da lei? onde está o ministério publico? até quando a população de Guapó ficará refém da poluição sonora?
    Grande abraço ao idealizador desse blog, parabéns pelos artigos publicados!
    Rafael Medeiros

    ResponderExcluir
  6. A cidade de Guapó infelismente perdeu a caracteristica de cidade do interior, não que a cidade tenha crescido e evoluido (industrias, empregos...?!?!?! só em sonho ou no caso de emprego sendo funcionario publico ou amigo de "politicos"), pelo contrário, a cidade só tem regredido e os problemas aumentado.
    A poluição sonora causada pelos bares e sons automotivos virou uma doença crônica em Guapó. E o povo é que sofra, pois a fiscalização é incompetente ou faz vistas grossa, se as autoridades levassem a sério a questão de saúde publica quem sabe teriamos uma esperança de que este problema de poluição sonara seria resolvido.
    É por isso que na proxima eleição para prefeito e vereadores não votarei nas mesmas pessoas que ai estão, pois demonstraram que não são competentes como politicos e nem servem como bons cidadãos guapoenses.
    Na fita, ops! rsrsr no CD digital rsrsrsr,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  7. E tem gente que pensa que para festar tem que tirar o sossego da vizinha, ôôô gente de cabeça pequena!!!
    Será que não sabem que gerar poluição sonora ou pertubar o sossego é crime!
    Veja o que diz a LEI Nº 3.688, Art. 42. Perturbar alguem o trabalho ou o sossego alheios:
    I – com gritaria ou algazarra;
    II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
    III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
    IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda:
    Pena – prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa....
    O que as autoridades estão esperando para agir?
    vamos trabalhar fiscalização!!!! êta povo dificil!!!!

    ResponderExcluir
  8. Na cidade de Guapó os direito do cidadão ao sossego somente será respeitado quando tivermos prefeito e vereadores (politicos sérios) que realmente trabalhe em prol de nossa cidade, procurando garantir o bem comum a população e promovendo ações de conscientização e educação da população. Em Guapó tem muita gente boa, honesta e trabalhadora que não merece o descaso das autoridades, o problema são aquela minoria de gente mau educada e de carater duvidoso que acabam com a reputação de nossa cidade e nos tiram o sossego todos os dias.
    Wellington

    ResponderExcluir

Obrigado por participar desse blog, seu comentário é muito importante. PEÇO QUE SE IDENTIFIQUE (caso você não tenha uma conta no google, escolha a opção NOME/URL em Comentar como: e digite seu nome), nos reservamos o direito de publicar ou não comentários anônimos a partir de 14/02/2011, principalmente comentários que tenham em seu conteúdo citação à nome de terceiros.
AMPARO:
Artigo 5º da Constituição Federal
Parágrafo:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

Você também pode publicar sua materia ou comentário neste blog enviando para: opovotemvoz.postagem@blogger.com
ou para o e-mail: opovotemvoz@hotmail.com